Especialidades

Nutrição

O setor de nutrição dentro da Casa da Esperança de Santos® tem duas funções e dois objetivos, voltado ao atendimento ambulatorial, que é atender e acompanhar as necessidades nutricionais dos pacientes de forma individualizada e personalizada, para receber o aporte nutricional necessário e respeitar as dificuldades e capacidades individuais, para buscar a melhor qualidade de vida dos pacientes. 

Fica sob a responsabilidade do setor de Nutrição a área de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) que planeja, organiza e supervisiona as refeições servidas, de forma equilibrada, harmônica, saudável e com bom padrão higiênico-sanitário, que contribui assim para o fornecimento de uma  melhor alimentação aos pacientes.

Além disso, é realizado o diagnóstico de pacientes com baixo peso, sobrepeso,  obesidade ou que necessitem de reeducação alimentar.

Para que ocorram as melhores escolhas terapêuticas os profissionais tomam decisões em conjunto, que são adequadas diante de cada caso, valorizando sempre a segurança e eficiência alimentar.

No processo de reabilitação são utilizados instrumentos lúdicos como: jogos com alimentos, frutas, verduras e legumes plásticos, ilustrativos e in natura (alimentos obtidos diretamente de plantas ou de animais que não sofreram qualquer alteração após deixar a natureza), e também jogos com montagem do prato ideal, todos com objetivo de vivências alimentares, isso proporciona contato com o alimento em relação à aparência, aroma, sabor, volume, manipulação, odor e composição nutricional. Esse processo utilizado na reabilitação auxilia todas as crianças e principalmente as que apresentam seletividade e recusa alimentar.

Avaliações

Durante o período de permanência do paciente na instituição são realizados avaliação Antropométrica, Gráficos de Crescimento, avaliação nutricional junto com orientações aos responsáveis.

Newsletter

Ícone Whatsapp