Sobre a CES

A Casa da Esperança de Santos® (CES), fundada em 1957, é um Centro de Habilitação e Reabilitação Infantil, sem fins lucrativos, que oferece tratamento médico e terapêutico, com atendimento ambulatorial SUS e gratuito sem discriminação de qualquer natureza, com garantia de equivalência ao público de diversos perfis socioeconômicos, em respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade e humanizados.

 

Com foco no atendimento de crianças com deficiências motoras, deficiências intelectuais com limitações motoras e intervenção precoce a recém-nascidos de risco, a CES oferece tratamento diferenciado, com plano terapêutico personalizado e desenvolvimento por uma equipe multidisciplinar. Esse modelo de atendimento ajuda os pacientes a alcançarem seus potenciais com qualidade. 

 

Atualmente a CES trabalhar de forma multi e interdisciplinar com a atuação das áreas de: Fisioterapia (Aquática, Respiratória e Solo), Fonoaudiologia, Neurologia,  Nutrição, Odontologia, Ortopedia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Além de oferecer atendimentos personalizados como: Atividades de Vida Diária, Gaiola de Habilidades, Integração Sensorial e Realidade Virtual.

 

A CES, a longo prazo, busca tornar-se referência regional em habilitação e reabilitação infantil com ênfase em atendimento multidisciplinar em crianças com deficiência motoras, deficiência intelectual com limitações motoras e intervenção precoce a recém-nascidos de risco.

Missão

Habilitar e reabilitar recém-nascidos de risco, crianças e adolescentes com deficiência motora ou intelectual com limitação motora, proporcionando qualidade de vida e inclusão social com fortalecimento familiar.

Visão

Ser identificada, com seu reconhecimento institucional consolidado, como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista em habilitação e reabilitação de recém-nascidos de risco, crianças e adolescentes com deficiência motora ou deficiência intelectual com limitação motora.

Valores

Comprometimento;
Equidade;
Ética;
Humanização;
Inclusão;
Respeito;
Solidariedade;
Transformação;
Transparência.

Nossa História

Para entender quem somos, precisamos lhe mostrar como começamos.

Em 1934, foi criada a “Subcomissão de Natal da Criança Pobre e Aleijada” do Rotary Club de Santos (que depois tornaria-se a “Subcomissão de Assistência à Criança Aleijada”). Essa Subcomissão promoveu diversos eventos beneficentes com a intenção de arrecadar recursos e adquirir equipamentos ortopédicos para as crianças carentes e com deficiência na época de Natal.

O projeto deu certo, porém com o aumento no número de crianças com dificuldades de mobilidade, o Rotary Club de Santos expandiu o seu trabalho para o hospital Beneficência Portuguesa, com uma ala exclusiva para o atendimento dessas crianças. O número de crianças continuou crescendo e tornou-se fundamental a criação de um hospital especializado em atendimento a crianças com deficiência. Sendo assim, em 1957, o sanitarista Samuel Augusto Leão de Moura, com o apoio da “Subcomissão de Assistência à Criança Aleijada” do Rotary Club de Santos, fundou a Associação Casa da Esperança.

Atualmente, nomeada Casa da Esperança de Santos®,  um Centro de Habilitação e Reabilitação Infantil, que oferece ações de serviços de recuperação da saúde, com sua equipe médica e terapêutica inter e multidisciplinar, que presta atendimento ambulatorial SUS e gratuito sem discriminação de qualquer natureza, com garantia de equivalência ao público de diversos perfis socioeconômicos, em respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade e humanizados.

Seu objetivo é habilitar e reabilitar recém-nascidos de risco, crianças e adolescentes com deficiência motora ou deficiência intelectual com limitação motora, proporcionando-lhes qualidade de vida e inclusão social com fortalecimento familiar. 

Suas áreas de atendimento englobam Fisioterapia Aquática, Respiratória e Solo, Estimulação Sensoriomotora – Integração Sensorial, Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Neurologia Infantil, Nutrição, Odontologia, Ortopedia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

O público atendido reside nos municípios da Baixada Santista e do Litoral Estado de São Paulo e pertence a famílias com perfil econômico variado, predominando aquelas em situação de risco e vulnerabilidade social. Há famílias cujos provedores exercem trabalhos autônomos, outras com vínculo empregatício e famílias que provém seu sustento de Benefícios Assistenciais, como Bolsa Família e outros programas dos governos municipal, estadual ou federal, além do Benefício de Prestação Continuada (BPC) vinculado à Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Presidentes

Exemplos de força e inspiração na continuidade da nossa missão de reabilitar física e intelectualmente crianças e adolescentes.

Certificados

CREFITO

Declaração de Regularidade para Funcionamento (DRF)

CREMESP

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

CEBAS

Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação

CMSS

Conselho Municipal de Saúde de Santos

CRCE

Certificação de Regularidade Cadastral de Entidades

CRO SP

Registro junto ao Conselho Regional de Odontologia

CMDCA

Registro Junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

CNES

Certificado nacional de Entidades de Saúde

CEE

Cadastro Estadual de Entidades

Certidão de Utilidade Pública Estadual

Declaração de Utilidade Pública Municipal

CREMESP

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

CEBAS

Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação

CREFITO

Declaração de Regularidade para Funcionamento (DRF)

CMSS

Conselho Municipal de Saúde de Santos

CRCE

Certificação de Regularidade Cadastral de Entidades

CMDCA

Registro Junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

CRO SP

Registro junto ao Conselho Regional de Odontologia

CNES

Certificado Nacional de Entidades de Saúde

CEE

Cadastro Estadual de Entidades
Pular para o conteúdo