Blog

DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLIOMIELITE

O Dia Mundial de Combate à Poliomielite foi instituída pelo Rotary Internacional com objetivo de conscientizar a sociedade e os órgãos públicos, sobre a importância dos cuidados e prevenção da Poliomielite. A data é realizada no dia 24 de outubro em homenagem ao aniversário de Jonas Salk, cientista que coordenou a equipe responsável por desenvolver a primeira vacina contra a doença, a vacina Salk.

A Poliomielite é uma doença contagiosa aguda, que infecta adultos e crianças por via fecal ou oral. Ela é provocada pelo poliovírus (sorotipos 1,2,3) e pode causar sintomas leves, como diarréia ou sintomas mais graves, como a paralisia flácida em um ou ambos os membros inferiores, musculatura respiratória e da deglutição. Nesses casos mais graves, a evolução pode levar a dificuldade de locomoção ou a óbito. 

 A Casa da Esperança de Santos® foi fundada pelo Dr. Samuel Augusto Leão de Moura, com o apoio do Rotary Club de Santos, com objetivo inicial de apoio e reabilitação aos pacientes com Poliomielite.

Hoje em dia, a doença é controlada por meio de duas vacinas. A vacina Salk é intramuscular e tem o vírus inativo. Ela é indicada para pessoas com baixa imunidade e viajantes com destinos onde o vírus está ativo. E a Vacina Sabin, também conhecida como a vacina da Gotinha, deve ser administrada com 2, 4, 6 e 15 meses, seguidas de doses anuais até os 5 anos, como doses de reforço. Além disso, a doença pode ser evitada com cuidados como: saneamento básico, tratamento de água e lavagem das mãos antes de comer e após o uso do banheiro.

Newsletter

Ícone Whatsapp