NOTÍCIAS

Casa da Esperança de Santos (CES) Recebe Selo Prata no Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Recentemente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) concedeu à Casa da Esperança de Santos (CES) o selo Prata no Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSC). Esta é uma conquista significativa para a CES, que atualmente atende a 77% do índice do Mapa OSC’s.

O Mapa das OSC’s é uma ferramenta importante que mostra aos usuários o índice de preenchimento das informações por parte das OSCs, ou ONGs. Quanto mais informações forem inseridas pelas instituições na plataforma, maior será o percentual de preenchimento da organização. Sempre que uma OSC preencher 50% ou mais de suas informações, ela receberá um Selo de Preenchimento do Mapa das OSCs, reconhecendo seu compromisso e contribuição para ampliar o conhecimento disponível sobre o terceiro setor no país.

O preenchimento das informações no Mapa pelas OSCs é de extrema importância para dar visibilidade às suas ações, projetos e áreas de atuação, garantindo transparência pública e credibilidade para o setor.

Declaração Mapa OSC IPEA para Casa da Esperança de Santos

Para receber o Selo de Preenchimento do Mapa das OSCs, é necessário que a página da OSC tenha completado 50% ou mais das informações disponíveis no Mapa. O Selo tem caráter simbólico e varia conforme o percentual de preenchimento. O Selo Prata, conquistado pela CES, equivale ao intervalo de 71% a 90% de informações preenchidas.

Vale destacar que o Mapa é atualizado constantemente a partir de informações captadas automaticamente de bases de dados públicas, como a RAIS e a Secretaria da Receita Federal, além dos dados inseridos pela própria OSC. O objetivo de destacar o Selo na página é incentivar as organizações a preencherem esses dados e garantir sua atualização.

Cada OSC cadastrada no Mapa já conta com informações pré-preenchidas captadas de diferentes fontes de dados públicas. O percentual de preenchimento é calculado a partir dessas informações somadas aos dados adicionais preenchidos pelas OSC’s nas diferentes seções do Mapa.

Confira o status da CES no site do Mapa das OSC’s clicando aqui.

CES junto aos ODS:

A conquista do Selo Prata no Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSC) pela Casa da Esperança de Santos (CES) está alinhada com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

  1. ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Ao contribuir para o aumento da transparência e credibilidade do terceiro setor, a CES fortalece as instituições democráticas e promove sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável.

  2. ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: A parceria entre a CES, o IPEA e outras organizações governamentais e da sociedade civil demonstra a importância da cooperação multissetorial para alcançar os objetivos de desenvolvimento.

Pular para o conteúdo