Especialidades

Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que por meio de um conjunto de técnicas e dispositivos visa prevenir e recuperar disfunções respiratórias, e assim promover a máxima funcionalidade e a qualidade de vida dos pacientes.

A indicação, em geral, é feita quando o paciente (bebê ou criança) apresenta algum tipo de desconforto respiratório, normalmente causado por infecções e acúmulo de secreção que o paciente normalmente não consegue eliminar sozinho. Caso apresentem fraqueza muscular respiratória são indicados a realizar a fisioterapia respiratória, pois essas possuem uma diminuição na efetividade da tosse, o que favorece o acúmulo de secreção e predisposição a infecções respiratórias, além de alterações posturais como escoliose, deformidades torácicas que irão interferir na biomecânica tóraco-abdominal e por sua vez na dinâmica ventilatória, o que pode aumentar o trabalho respiratório e dessa forma pode ocorrer evolução para insuficiência respiratória.

Os objetivos da fisioterapia respiratória são: melhorar a oxigenação e a ventilação pulmonar; prevenir o aparecimento de secreções pulmonares e quando presentes, eliminá-las; prevenir contraturas da caixa torácica e aumentar sua mobilidade; fortalecer a musculatura respiratória; melhorar a expansão pulmonar e diminuir o desconforto respiratório.

Para isso, são realizadas manobras específicas que atuam diretamente para alcançar o objetivo proposto pelo fisioterapeuta. Existem manobras específicas para higiene brônquica, que auxiliam a reexpansão pulmonar, além de exercícios que auxiliam o fortalecimento muscular. Além disso, o fisioterapeuta também pode utilizar vários equipamentos e acessórios que vão auxiliá-lo durante todo o processo de reabilitação

Avaliações

Durante o processo de atendimento realizamos a avaliação respiratória que é a inspeção, palpação e avaliação funcional, que é o pico de fluxo, pico de fluxo de tosse e força muscular (pimax e pemax). Avaliamos também os exames complementares como radiografias, espirometria e polissonografia). E realizamos um questionário para definir o diagnóstico. 

Newsletter

Ícone Whatsapp