NOTÍCIAS

Deficiência e Inclusão: Por uma sociedade mais consciente e acolhedora

Você sabe o que significa viver com deficiência no Brasil? Mais do que uma condição física, sensorial, intelectual ou mental, a deficiência é vivenciada diariamente em uma sociedade que ainda apresenta inúmeras barreiras — físicas, comunicacionais, tecnológicas e principalmente atitudinais.

Na Casa da Esperança de Santos, acreditamos que a informação é uma poderosa aliada na promoção da inclusão. Por isso, neste mês, iniciamos uma série de conteúdos informativos sobre os direitos das pessoas com deficiência, o capacitismo e a importância de uma linguagem respeitosa e inclusiva.

O que é deficiência?

A deficiência é definida como uma limitação de longo prazo que impacta a capacidade de ouvir, enxergar, falar, andar, aprender ou se relacionar. No entanto, é a presença de barreiras sociais que torna essa limitação um obstáculo à plena participação na vida em sociedade.

A Lei Brasileira de Inclusão

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – nº 13.146/2015) é o principal instrumento legal que garante os direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Ela promove a cidadania, a igualdade de oportunidades e a acessibilidade, reforçando que todas as pessoas devem ter condições plenas de viver com dignidade.

Preconceito, discriminação e capacitismo

Falar sobre deficiência também é combater o preconceito e a discriminação. O capacitismo, ainda pouco conhecido, é a crença de que pessoas com deficiência são inferiores, incapazes ou menos produtivas. Ele pode se manifestar de forma sutil, em comentários, atitudes ou piadas que minimizam ou infantilizam essas pessoas.

Linguagem que inclui

Você já ouviu expressões como “surdo-mudo”, “retardado” ou “o Down”? Elas não só estão incorretas, como são ofensivas. O uso da linguagem correta e inclusiva é um passo fundamental para o respeito e para a promoção de uma cultura mais empática. O termo adequado é: Pessoa com Deficiência, colocando sempre a pessoa em primeiro lugar.

Conhecer para incluir

Símbolos de acessibilidade, como o cordão de girassóis, os pictogramas da deficiência auditiva ou visual, e o símbolo da inclusão da ONU, ajudam a identificar necessidades específicas e promover acolhimento em ambientes diversos.

[inserir imagem com os símbolos]

Junte-se a nós!

A CES está comprometida com a construção de um mundo mais inclusivo. Através da educação, do respeito e da empatia, podemos juntos transformar realidades e garantir dignidade a todas as pessoas.

Compartilhe essa ideia! Quanto mais gente souber, mais inclusão podemos construir.

Ir para o conteúdo