Blog

Samuel Augusto Leão de Moura: um homem para se inspirar

Samuel Augusto Leão de Moura, nasceu em 13 de agosto de 1898, Niterói, Rio de Janeiro. Em 1920 formou-se em Medicina aos 22 anos e logo após mudou-se para Santos, e iniciou sua carreira na Santa Casa de Misericórdia. Em 1923 concluiu sua especialização em Patologia Clínica, e logo após fundou seu laboratório, respectivamente, dirigiu o Serviço de Controle da Peste Bubônica.

Já em 1925, inaugurou a Casa de Saúde de Santos, onde foi diretor por décadas. Após dois anos, o jovem e incansável Samuel tornou-se sócio fundador do Rotary Club de Santos.

Em 1939, Samuel trabalhou na Santa Casa de Santos e na Sociedade Portuguesa de Beneficência, onde implantou os laboratórios que até hoje estão em funcionamento, e com o sonho de reunir seus colegas de profissão em uma instituição de classe, fundou e presidiu a Associação dos Médicos Santos (atual Associação Paulista de Medicina de Santos).

Não satisfeito, em 1957, Leão de Moura criou junto com a Subcomissão de Assistência à Criança Aleijada do Rotary Club de Santos, o Hospital Casa da Esperança, especializado em atendimento de crianças com deficiências.

Samuel Augusto Leão de Moura
Samuel Augusto Leão de Moura

Reconhecido nacionalmente pela sua luta contra a esquistossomose, em 1961, o médico sanitarista recebeu do Instituto Adolfo Lutz, a Medalha de Ouro e Honra ao Mérito, pelos serviços prestados à assistência social, e ainda recebeu o título de Cidadão Santista em 1964. Engajado e ativo nas causas filantrópicas de Santos, Leão de Moura encontrava soluções simples para grandes problemas da época, e uma dessas ideias foram os postos de salvamento nas praias, para atender os banhistas.

Após diversas conquistas, no dia 3 de agosto de 1978, na Casa da Esperança, sofreu um infarto, deixando a esposa (Evangelina Leão de Moura), dois filhos (Evangelina Moura de Oliveira e Guilherme Eugênio Leão de Moura), 12 netos e milhares de admiradores.

Fontes: Memória Saúde, Laboratório Leão de Moura, Associação Paulista de Medicina de Santos e Boletins Rotary Club de Santos.

Newsletter

Ícone Whatsapp