Blog

Orgulho em ser voluntário

No dia 5 dezembro de 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional do Voluntário, com o objetivo de promover ações voluntárias ao redor do mundo. 

 

 

A palavra “voluntário” significa aquele que age por vontade própria. Então fomos a procura de um voluntário da CES para nos contar por que escolheu atuar como voluntário, o que o motivou e como é essa experiência.

 

 

“É difícil dizer como tudo começou, pois não foi nada planejado, não planejei ser voluntária. Uma amiga estava precisando de ajuda para realizar uma ação na Casa da Esperança de Santos (CES) e eu simplesmente aceitei.

 

 

Quando me dei conta, já estava envolvida nas ações de voluntariado da Instituição. E é engraçado como só percebi que minha vida não estava completa a partir do momento que me envolvi com os projetos, que ainda tinha e tenho muito para aprender e mal sabia eu que estava recebendo um lindo presente!

 

 

Ser voluntária na CES é um carinho na alma. Poder ajudar a melhorar a qualidade de vida de tantas crianças, cruzar com esses olhinhos brilhantes pelos corredores da Casa, sentir a inocência e a esperança que emanam de cada uma, são o verdadeiro motivo que me levam até lá!

 

 

Admiro muito o trabalho que é realizado pelos profissionais da instituição, que permanece em pleno funcionamento há mais de 60 anos, com uma seriedade e respeito da comunidade.

 

 

É importante estar envolvido com uma instituição transparente, que zela pelo trabalho que realiza. E não é porque o trabalho é voluntário que não deva ser realizado com seriedade, e umas das coisas que admiro é que até a diretoria da CES é composta 100% por voluntários, que ajudam os profissionais, extremamente capacitados, a realizarem esse lindo trabalho com tanto carinho e dedicação. Afinal de contas as crianças são anjos sem asas que precisam aprender a voar!

 

 

Uma vez eu li algo que me marcou: “Voluntário não é a pessoa que tem muito tempo livre, mas sim a pessoa que usa seu tempo de forma que dinheiro nenhum no mundo é capaz de pagar!” 

 

 

Todo mundo pode ser Voluntário e aqui na CES precisamos de mais voluntários!

 

 

Agradeço a Deus por ter a oportunidade de aprender cada dia um pouquinho mais! Só passando por essa experiência para entender que a gente ganha muito mais do que quem recebe.

 

 

Obrigada CES 🙏❤”

 

 

Irene Bárrio – Voluntária da CES