Blog

Dia Nacional do Atleta Paralímpico

No dia 22 de setembro foi o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, que é uma data comemorada anualmente para homenagear e apoiar os paratletas olímpicos de todo o país, além de ter como objetivo divulgar esse trabalho que ainda tem pouca visibilidade.

Neste ano, a data foi ainda mais especial, devido aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que iniciaram no mês de agosto, e finalizaram em setembro. Esse evento ocorreu após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e foi palco de vários talentos mundiais, que colecionaram medalhas para seus países. O Brasil não ficou fora dessa e nossos atletas conquistaram 72 medalhas, sendo 30 medalhas de bronze, 20 medalhas de prata e 22 medalhas de ouro, nesta última, superando até o recorde dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 de 21 medalhas de ouro conquistadas. Além disso, em Tóquio, os brasileiros atingiram o marco de 100 medalhas de ouro em toda a história dos Jogos Paralímpicos. 

Vale ressaltar que 20 das 22 medalhas de ouro, foram alcançadas por atletas integrantes do Bolsa Atleta, programa que disponibiliza um auxílio financeiro aos atletas com a intenção de que eles consigam se dedicar exclusivamente ao esporte. Essa bolsa ainda possibilitou que 18 das 20 medalhas de prata fossem obtidas e que todas as 30 medalhas de bronze fizessem parte das conquistas brasileiras, mostrando sua importância para a comunidade de atletas paralímpicos.

Apesar de este ano não contar com uma torcida presencial, se adequando aos padrões sanitários referentes a pandemia da covid-19, a população da Baixada Santista pôde torcer e comemorar assistindo atletas da região. Dentre vários atletas presentes, estavam as santistas Beth Gomes e Jennyfer Marques Parinos e o Nathan Cesar Torquato, nascido na Praia Grande.

Newsletter

Ícone Whatsapp