Falar sobre a Síndrome de Down é importante não só para desmistificar ideias que normalmente são difundidas erroneamente na sociedade, como também ampliar a visão de mundo e as possibilidades que as pessoas com a síndrome têm. Isso torna a nossa sociedade mais consciente, inclusiva e justa. Pensando nisso, no post de hoje, vamos conversar sobre alguns fatos que você precisa conhecer, vamos lá?
1. Por que se chama Síndrome de Down?
Para ser considerada síndrome é necessário apresentar um conjunto de no mínimo 6 sinais e sintomas, nessa síndrome, essa alteração ocorre frequentemente acima deste número. Já a palavra Down, foi descrita por John Langdon Down em 1866, que realizou a descrição do quadro clínico, caracterizando uma identidade.
2. Síndrome de Down é uma doença?
Não é doença e sim uma síndrome de origem genética com múltiplas alterações físicas (fenótipo) e cerebrais causando prejuízo cognitivo com possibilidade da ocorrência de hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e alterações cardíacas.
3. Ocorre uma relação direta entre quantidade das alterações fenotípicas (físicas) e prejuízo cognitivo ou alterações do desenvolvimento?
Não. As limitações estão relacionadas com as alterações microscópicas dos neurônios (células nervosas) limitando a transmissão dos estímulos recebidos pelos familiares e ambiente.
4. Como é confirmado o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser confirmado por meio do exame cariótipo, que verifica a presença de trissomia 21 (47 cromossomos) ou com alteração morfológica de um dos cromossomos 21, nesse caso com a presença de 46 cromossomos.
5. Quando é comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Síndrome de Down?
O Dia Mundial da Conscientização da Síndrome de Down foi escolhido pela Down Syndrome International que elegeu o dia 21 em função da alteração ocorrer no cromossomo 21, com a presença da trissomia (3 cromossomos no lugar de dois). A comemoração iniciou em 2006 e foi oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas em 2012.
O objetivo dessa data é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down, disseminando informações para promover a inclusão de todos na sociedade.
6. Qual o símbolo da Síndrome de Down?
O símbolo é formado por duas mãos lado a lado nas cores amarelo e azul, com um laço unindo-as nas mesmas cores, representando as dificuldades das pessoas. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da união na luta pela inclusão e pela igualdade dos direitos. Na parte inferior da imagem e centralizado, aparece o logo do INCLUIR que é o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade.
Aqui na Casa da Esperança de Santos®, atualmente atendemos 20 crianças com Síndrome de Down com planos terapêuticos individualizados, preparando-as para o futuro.
Fonte e sugestões:
Movimento Down. https://www.movomentodown.org.br
Ministério da Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa com síndrome de Down. https://bvms.saude.go.br