NOTÍCIAS

26 de março: Dia da Conscientização Mundial da Epilepsia

O que é epilepsia?

A epilepsia é uma doença desencadeada por distúrbio cerebral, com possibilidade de alteração temporária e “cura”.

Quando não é possível identificar uma causa associada a doença, mesmo com a investigação diagnóstica, é considerada como primária. Quando a epilepsia é decorrente de uma causa específica como malformação cerebral, alterações genéticas, tumores cerebrais, sequelas de traumatismos crânio encefálicos ou de encefalites, é caracterizada como secundária.

É muito importante saber que a epilepsia apresenta sintomas variados com intensidades diferentes entre os pacientes, isso significa que, existem diferentes síndromes epilépticas de acordo com a idade, o tipo de crise e as alterações dos exames complementares.

Dia da Conscientização Mundial da Epilepsia

O Dia da Conscientização Mundial da Epilepsia também conhecido como “Vamos vestir ROXO” ou Purple Day”  é comemorado no dia 26 de março e foi instituído em 2008, no Canadá, por Cassidy Megan (paciente com epilepsia que na época tinha 9 anos) com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia.

Quais os objetivos dessa data?

  1. Melhorar as políticas públicas no acolhimento, tratamento dos pacientes;
  2. Mudar a compreensão pela comunidade do que é real, evitando informações falsas, informando os mitos e verdades, através da troca de informações;
  3. Apoiar mundialmente às famílias e pessoas com epilepsia, mostrando que não estão sozinhas.

Por que vamos vestir roxo?

Segundo Megan pacientes com epilepsia apresentam sentimento de isolamento e a cor roxa é associada à solidão. Como a flor da lavanda é roxa, linda e perfumada, apreciada por muitas pessoas, a intenção é mostrar os pacientes como pessoas normais, “apreciadas” como a flor da lavanda.

 

A Casa da Esperança de Santos participa do Dia da Conscientização da Epilepsia, vestindo roxo, informando e trabalhando na conscientização da epilepsia, vem fazer parte dessa iniciativa também!

 

Fonte e sugestão de informações:

Sociedade Brasileira de Epilepsia https://epilepsiabrasil.org.br

Sociedade Brasileira de Neurologia infantil https://sbni.org.br

Pular para o conteúdo